quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Estudo a respeito do Espírito Santo.


Esse estudo com certeza irá abrir seu entendimento a respeito da terceira pessoa da trindade, o nosso amado Consolador. O Espírito Santo. Muitas pessoas que amam a Cristo e estuda a sua palavra com certeza desejam saber mais da soberania do Espírito de nosso Amado Rei Jesus que foi enviado para nós desde o tempo de Pentecostes, onde este lindo fato está narrado no livro de Atos no capítulo 2. Vamos separar aqui nesse estudo de hoje alguns pontos importantes a respeito desse assunto, classificando as bases contextuais das histórias do antigo testamento e do novo testamento, onde o mesmo evidência o nome do Espírito Santo e sua missão aqui na terra. E também trataremos de tirar duvidas com bases bíblicas a respeito de suas ações e seu eterno caráter e divindade. 

- Sobre as ações e evidências do Espírito Santo citadas no antigo e novo testamento -

No antigo testamento vemos as épocas que o povo de Deus que na certa era os israelitas, sendo um povo exclusivo da parte do Criador, da qual tinha a lei como dever de cumprimento de todas as ordenanças escritas nas tábuas que Deus mandou seu servo Moisés escrever no monte Sinai. Com todo esse procedimento os descendentes de Jacó não podia desobedecer os mandamentos, assim, o povo estava sujeito a toda lei que fora proclamada para comunidade. Incluindo os sacrifícios cerimoniais como oferta de cereais, holocaustos e ofertas sacrificando algum animal puro para fazer expiação dos pecados do povo. Mas devemos compreender que o Espírito Santo agia em meio de todas essas fases na vida do povo israelita após a retirada dos mesmos da terra do Egito através de Josué, sucessor de Moisés. Absolutamente nada ocorreu com inspiração humana da parte dos sumo sacerdotes, levitas e todos que ajudavam Moisés no ministério de Deus. Mas você deve perguntar ? Obviamente impossível dizer que foi humana as ações, claro que não foram porque Deus abençoou e conduziu completamente o ministério da exposição das leis de Deus e todas as partes da edificação da tenda do tabernáculo onde havia o lugar chamado santo dos santos e o lugar santíssimo onde somente o sumo sacerdote entrava, da qual estava a arca da aliança. Mas agora vejamos algumas passagens citadas no antigo testamento onde fala do Espírito Santo. Na situação ocorrida em Números 11:25 (4° livro da Torá) relata que os 70 anciãos que estavam todos reunidos ao redor da tenda da revelação através da ordem de Moisés, foram tomados pelo Espírito de Deus quando o mesmo desceu da nuvem e falo u-lhe com eles. Com isso o anciãos começaram a profetizar durante o derramamento do Espírito, mas a bíblia relata que após esse acontecimento, nunca mais profetizaram. Outro relato sobre o Espírito Santo no antigo testamento está no livro de Juízes capítulo 3 versículo 10 onde relata que o povo de Israel clamou ao Senhor, e Deus concedeu um libertador que os livrou. Antes disso o povo de Deus tinha pecado contra ele, por isso o mesmo colocou os israelitas a prova contra as nações dos cananeus. Com isso foi levantado Otoniel, irmão mais novo de Calebe que veio sobre ele o Espírito do Senhor da qual se tornou juiz sobre Israel, a bíblia conta que o mesmo venceu o rei de Mesopotâmia chamado Cuchâ-Ristaim onde em algumas traduções está Cusã-Ristaim. Ele libertou o povo de Israel e a terra obteve descanso durante quarenta anos do mandato de Otoniel até a sua morte. Mas muitos devem fazer essa pergunta ? Se o Espírito Santo agia na época nos servos dele, então porque Jesus disse que viria o Consolador só após a ida dele aos céus ? Bom isso é uma pergunta muito clara, mas devemos observar que há uma diferença das ações do Espírito Santo ao longo da história da bíblia, vemos que no novo testamento da qual foi estabelecido a era da graça através do sacrifício único e perfeito de Cristo com a confirmação da nova aliança pelo puro e imaculado sangue dele. Vemos que em Atos tanto no capitulo 2 como também em outras passagens do novo testamento ocorre o batismo do Espírito Santo, ou seja, a confirmação de seu derramamento completo sobre a vida da pessoa que entrega 100% sua vida para o Senhor Jesus. Pedro em Atos 2:16-21 fala a igreja sobre a profecia de Joel onde o mesmo diz que nos últimos dias o Senhor derramaria o seu Espírito sobre toda a carne, os vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, os vossos velhos terão sonhos; e naqueles dias derramarei do meu Espírito sobre os meus servos e minhas servas, e eles profetizarão. Isto está escrito em Joel 2:28-29. Tratando desse assunto vemos que somente nos últimos dias o derramamento do Espírito Santo seria manifesta em seu povo. Onde ocorreu a primeira manifestação de batismo no dia de Pentecostes. Mas há uma diferença conclusiva dos contextos do antigo e novo testamento sobre o Espírito Santo. No antigo vemos que Deus enviava o seu Espírito na vida de seus servos em certos momentos oportunos. Como governar o seu povo diante da constituição de rei ou juiz, época que não havia rei na nação de Israel, profetizar através de seus servos, praticar o ministério do Senhor, e até mesmo ir as guerras para batalhar contra o povo ímpio que praticava abominações contra as ordens do Senhor, desobedecendo os seus mandamentos dito por Moisés. Isso tudo são manifestações das quais Deus permitia através de seu Espírito derramado no exato momento em que Deus agiria para com o seu povo. Todas essas questões não significa em hipótese alguma que eles estava batizados com o Espírito  Santo cujo evento que ocorreria no futuro bem distante com Cristo enviando e batizando com fogo a sua igreja nos últimos tempos. Mas podemos afirmar que houve batismo do Espírito Santo antes mesmo de Deus enviar o mesmo após seu Filho Jesus ter sido elevado ao céu. Isso é descrito em Lucas 1:15 onde fala do anúncio do nascimento de João Batista, nesse texto vemos que um anjo aparece a Zacarias, pai de João Batista, no exato momento que o mesmo exercia as funções sacerdotais da lei do Senhor Deus no santuário, nessa ocasião o anjo disse ao pai do menino que seu filho seria grande diante do Senhor, não beberia vinho e nem bebida forte, e seria batizado com o Espírito Santo desde o ventre materno. Anos depois, antes de seu nascimento, Maria, mulher escolhida para ser mãe do Salvador do mundo foi visitar sua irmã Isabel, e quando a mesma foi cumprimentar Maria, João Batista deu um salto em seu ventre, e ela ficou cheia do Espírito Santo, e em seguida exclamou bendizendo Maria e o fruto de seu ventre. A bíblia declara expressamente as ações do Espírito Santo com conjuntos e conexões de diversas passagens, onde profecias, exclamações e todo tipo de seguimento onde Deus direcionava seu povo a agrada-lo e servi-lo de coração tanto no antigo como no novo testamento. Única diferença que podemos compreender sobre o Espírito Santo agindo no seu povo é a interpretação da manifestação ocorrida nas passagens do antigo testamento, e o batismo com fogo descrito por João Batista para o povo, onde o mesmo diz: Eu batizo com água, mas vem aquele que é mais poderoso do que eu, de quem não sou digno de desatar a correia das sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo (Lucas 3:16) . Este é Jesus Cristo. Cumprindo a profecia descrito por Joel no passado. Agora, vamos observar as ações e saber mais informações do nosso Consolador maravilhoso que está com nós todos os dias.

- Perguntas e repostas bíblicas sobre o nosso amado e maravilhoso Espírito Santo -

1° Quem é o Espírito Santo ?: O Espírito de Deus, e de seu Filho Jesus Cristo.

2° Qual é a sua missão ?: Convencer o mundo do pecado, da justiça, e do juízo (João 16:8), Ele conduzirá as pessoas a toda a verdade (João 16:13), e anunciará as coisas que hão de acontecer (João 16:13) , e Ele falará a respeito de Jesus Cristo e seu evangelho (João 15:26), Ele nos consolará e ficará para sempre com nós (João 14:16), Ele ensinará todas as coisas e nos lembrará tudo que Jesus nos disse (João 14:26), Ele glorificará a Jesus através das suas ações (João 16:14).

3° Quando que Ele veio aqui a terra ?: Quando Jesus foi elevado de volta ao céu após sua morte e ressurreição (João 16:7).

4° Como faço para recebe-lo em minha vida ?: Arrependendo-se de todos os seus pecados, e sendo batizado em nome de Jesus Cristo para o perdão de vossos pecados dai recebereis o dom do Espírito Santo (Atos 2:38).

5° O Espírito Santo é Deus ?: Sim. Ele é a terceira pessoa da trindade (Pai, Filho e Espírito Santo - Mateus 28:19) Ele é onipresente (esta em todo lugar - Salmos 139:7-10). Ele é onisciente (sabe todas as coisas - Salmos 139:1-4). Ele é onipotente (Tem todo o poder - Mateus 19:26).

6° Ele é uma pessoa ?: Sim. Ele tem sentimentos (Efésios 4:30). Tem vontades (1 Coríntios 12:11), Ele ora por nós, e nos socorre em nossas fraquezas (Romanos 8:26).

7° Posso obter dons através do Espírito Santo ?: Sim. Ele possui todos os dons espirituais (1 Coríntios 12:4). E somente ele realiza todos os dons (1 Coríntios 12:11).

8° Qual tipo de culto que o Espírito Santo aceita ?: Culto descente sem bagunça e agitação emocional (1 Coríntios 14:32-33, 1 Coríntios 14:40).

9° Quais são suas ações ?: Todos os seus frutos corresponde ao caráter de Cristo, aperfeiçoando a vida daquele que morreu para o mundo; crucificando todas as suas obras e paixões carnais (Gálatas 5:22-23).

10° Onde o Espírito Santo habita ?: Segundo a palavra de Deus nosso corpo é o santuário Dele (1 Coríntios 6:19); assim nos constituindo como corpo de Cristo.

11° O mundo, e aquele prática o pecado pode receber o Espírito Santo ?: A resposta é não. Em João 14:17 Jesus declará que o mundo não pode receber o seu Espírito, mas tem seus motivos para não poder receber. Porque o mundo não o vê e nem o conhece. Isso significa obviamente que quem anda na prática do pecado não pode obter o acesso do Espírito Santo em sua vida. Lembre-se, a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne. Da qual ambos se opõe um ao outro. Como diz Gálatas 5:17. 

Bom, tenho certeza que Deus abriu sua mente através desse doce estudo sobre o Espírito Santo de Deus, esclarecendo duvidas e dedicando mais o seu entendimento para saber sobre os mistérios de Deus que estão revelados a toda sua noiva que ama e se dedica a seu noivo, Jesus Cristo. Muito obrigado pela paciência e colaboração por ter lido esse texto. Há e aproveitando, compartilhe esse estudo para aquele que você ama, Deus vai abençoar muito essa pessoa, e com isso estará também ajudando na divulgação de blog.

                                         - Visite nossas comunidades -

Visite nossa comunidade cristã Salvando Uma Grande Geração, onde você encontrará mensagens bíblicas, estudos, pregações e muito +.

Pagina no Facebook: https://www.facebook.com/SalvandoUmaGeracao07/?fref=ts

Canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCp7pgiKpVvcB3zeMq1JjThg/featured


                                Que Deus os abençoe, em nome de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens em destaque